Problemas que podem surgir durante o processo de compostagem

19/01/2022
Capa
Dicas de como solucionar alguns problemas que surjam durante o processo de compostagem:

Processo lento - a causa pode ser um maior número de resíduos castanhos, ou resíduos de grande dimensões. Poderá solucionar com a adição de resíduos verdes, cortar os materiais em pedaços de menores dimensões e revirar a pilha.

Cheiro a podre - a causa pode ser condições de humidade excessiva e demasiados resíduos verdes. Deve revirar regularmente os materiais, adicionar resíduos castanhos e retirar a tampa em dias de sol.

Temperatura muito baixa - poderão ser várias causas como pilha demasiado pequena, humidade insuficiente, arejamento insuficiente, falta de azoto. Pode passar por aumentar a quantidade de materiais, adicionar água com um regador, tirar a tampa do compostor em dias de chuva, revirar os materiais e adicionar resíduos verdes.

Temperatura muito alta - poderá ser devido a uma pilha muito grande ou arejamento insuficiente. Deve diminuir-se o tamanho da pilha e revirar os materiais. 

Pragas - Presença de restos de carne, peixe, ossos , molhos e gordura. Deverá retirar este tipo de alimentos, cobrir a pilha com uma camada de solo ou resíduos castanhos, pode também utilizar um compostor à prova de roedores, revirar os materiais para aumentar a temperatura, se houver formigas a pilha estará muito seca pelo que deverá ser regada.