Agricultura biológica está em crescimento nos Açores, enaltece António Ventura

02/10/2023
Capa

O Secretário Regional da Agricultura e Desenvolvimento Rural valorizou hoje, em Ponta Delgada, o forte crescimento de produção e de consumidores da agricultura biológica nos Açores.

“Somos cada vez mais uma Região de produção de produtos biológicos”, declarou o governante.

“Entre 2019 e 2023, a área de agricultura biológica aumentou para 3.370 hectares, enquanto o número de produtores aumentou para 588, o que corresponde a um crescimento de 560% relativamente a 2019”, frisou António Ventura, que esteve hoje presente nas atividades desenvolvidas pelo Serviço de Desenvolvimento Agrário de São Miguel, na Quinta de São Gonçalo, no âmbito do Dia Europeu da Agricultura Biológica.

“Nesse período, já foram promovidas mais de 50 ações de formação em todas as ilhas, abrangendo mais de 1.000 participantes, entre produtores e consumidores, o que significa que caminhamos para alcançar o nosso objetivo de que a Região tenha notoriedade por ter uma alimentação mais natural”, disse ainda.

O Dio Europeu da Agricultura Biológica é comemorado a 23 de setembro. Na Região, aproveitou-se a efeméride para promover a Semana Regional da Agricultura Biológica, com atividades em quase todas as ilhas.

Na ilha de São Miguel, onde o responsável pela tutela da Agricultura esteve presente, prepararam-se jogos lúdico-pedagógicos com foco na importância da agricultura biológica, na diversidade de hortofrutícolas e na proteção dos insetos benéficos para a agricultura, assim como uma sementeira de hortícolas biológicas em vasinhos biodegradáveis, uma atividade que contou com cerca de 45 alunos do 4.º ano de escolaridade.

Segundo o governante, a comemoração da efeméride começou a 22 de setembro, com o Serviço de Desenvolvimento Agrário do Faial a organizar um Dia Aberto na Quinta Santo Amaro - Campo de demonstração de agricultura biológica, destinado ao público infantojuvenil com realização de diversas atividades.

Os visitantes tiveram a oportunidade de conhecer o mundo das abelhas (introdução à apicultura), a realização de práticas de agricultura biológica: aplicação de composto e empalhamento no pomar, recolha de sementes de milho, realização sementeiras e plantações, gestão da Agrofloresta, colheita de maçãs e ainda a degustação de produtos biológicos certificados, produzidos na ilha do Faial.

Estas iniciativas contaram com a parceria com da Trybio – Associação de Produtores e Consumidores de Agricultura Biológica.

Já o Serviço de Desenvolvimento Agrário das Flores promoveu, nos dias 25 e 26 de setembro, uma visita a toda a área adjacente ao serviço em conversão para Agricultura Biológica: Horticultura, Fruticultura, Canteiro de Aromáticas, Agrofloresta e Apicultura, assim como um workshop designado “A sementinha que queria ser gigante”.

Estas iniciativas tiveram como público-alvo as turmas do Pré-Escolar das Escolas Básicas de Santa Cruz e das Lajes das Flores, com o objetivo de consciencializar as crianças para a responsabilidade constante que é cuidar da saúde do Homem e da Terra.

Para as turmas do 1.º e 2.º anos daquelas escolas, o SDA das Flores preparou, para ontem e para hoje, uma atividade designada de “As Abelhas são nossas amigas”, com uma visita à secção de apicultura, a fim de observarem as Colmeias e abelhas no seu habitat natural e a melaria do Serviço, para aprenderem o ciclo do mel. Esta ação visa a sensibilização das crianças para a atividade agrícola, em particular a apicultura, demonstrando o papel fundamental que as abelhas possuem na biodiversidade.

Na ilha de São Jorge, a comemoração do Dia Europeu da Agricultura Biológica foi realizada em parceria com a Escola Profissional da Ilha de São Jorge (EPISJ), a 26 de setembro, com uma palestra subordinada ao Tema: “Maneio das pastagens em MPB para a produção de carne e/ou leite”, destinada a alunos e professores das três turmas de Produção Agropecuária, num total de cerca de 80 pessoas.

Para além desta, no dia 25 foi efetuada uma visita de campo à Make it Happen Farm - Quinta de agricultura Biológica, pelos utentes da Santa Casa da Misericórdia da Calheta.

Também hoje, em Santa Maria, se comemora a data com um workshop para várias turmas de 1º e 2º ano na Escola Primária de Vila do Porto, com o tema “Queres ser apicultor? A aventura vai começar!”, com demonstração de plantas melíferas.

Por sua vez, o Serviço de Desenvolvimento Agrário do Corvo realizou, ontem, uma visita ao apiário do maior apicultor da ilha do Corvo, iniciativa que contou com 10 crianças do 1º ciclo da Escola Básica e Secundária Mouzinho da Silveira, com o objetivo sensibilizar para a atividade apícola local, dando a conhecer o funcionamento de um apiário e a dinâmica das abelhas no seu habitat natural.

Na ilha Terceira, a data foi comemorada ontem, com uma atividade de Enxertia de borbulha, de gomo dormente, em macieira e outra de Propagação e proteção de plantas aromáticas, destinadas a agricultores ativos e não ativos e ao ensino profissional, desenvolvidas em parceria com a Bio Azorica – Cooperativa de Produtos de Agricultura Biológica.

Todas estas atividades foram desenvolvidas ao abrigo do Açores Bio - “Fórum da Agropecuária Biológica dos Açores”, uma organização da Secretaria Regional da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, através dos Serviços de Desenvolvimento Agrário, em parceria com a Trybio, Bio Azorica e Federação Agrícola dos Açores, com a colaboração de parceiros locais e/ou regionais, para a sensibilização, divulgação e capacitação para o modo de produção biológico, que vem sendo promovido desde a primeira edição, com a apresentação e promoção dos produtores e produtos biológicos dos Açores.