A agricultura biológica na UE: uma década de crescimento

18/01/2023
Capa
A parte das terras agrícolas da UE sob agricultura biológica aumentou mais de 50% durante o período 2012-2020, com um aumento anual de 5,7%. Em 2020, 9,1% da superfície agrícola da UE era cultivada de forma biológica. Em média, embora com variações substanciais entre os Estados-Membros, as explorações agrícolas biológicas são maiores do que as explorações convencionais e geridas por gestores agrícolas mais jovens. Fazendo eco do crescimento da produção, as vendas a retalho de produtos biológicos duplicaram na UE entre 2015 e 2020. Estas estão entre as principais conclusões do Estudo de Mercado sobre agricultura biológica publicado hoje pela Comissão Europeia.
Os quatro países com a maior área sob agricultura biológica na UE são a França, Espanha, Itália e Alemanha, representando em conjunto 52% do total em 2012 e 59% em 2020. A maior parte da área sob agricultura biológica na UE foi dedicada a pastagens permanentes (42%), seguida por forragens verdes (17%), cereais (16%), e culturas permanentes, tais como fruta, azeitonas e vinhas (11%). Apesar do crescimento significativo, a produção animal biológica ainda representa uma pequena parte da produção animal total da UE, entre 1% e 7%, dependendo do sector.
Numa altura em que é crucial para a UE reduzir a sua dependência de fertilizantes por razões geopolíticas, ambientais e económicas, os dados da Rede de Informação Contabilística Agrícola da UE (RICA) mostram que as explorações de produção vegetal biológica gastam muito menos nestes produtos e em pesticidas do que as explorações convencionais. As explorações de culturas arvenses biológicas poupam 75-100% nos custos de produtos fitofarmacêuticos por hectare e 45-90% nos custos de fertilizantes por hectare em comparação com as explorações convencionais. As explorações agrícolas biológicas têm rendimentos mais baixos em média (5-30% mais baixos para os rendimentos das culturas, por exemplo) e em alguns sectores têm uma maior necessidade de mão-de-obra para produzir o mesmo valor de produção que as explorações convencionais. Continuam a gerar rendimentos semelhantes ou superiores por trabalhador graças a preços mais elevados, bem como a níveis mais elevados de apoio da UE, resultantes principalmente da Política Agrícola Comum (PAC). 
Em 2020, 61,6% das terras da UE no âmbito da agricultura biológica receberam pagamentos de apoio biológico específico da PAC, com uma média de 144 euros/ha de apoio da PAC e 79 euros/ha de cofinanciamento nacional. Os agricultores biológicos em zonas com limitações naturais poderiam receber apoio adicional, o que encoraja a agricultura em zonas com desvantagens naturais. Outras medidas de desenvolvimento rural também apoiaram o desenvolvimento da produção biológica, incluindo investimentos em práticas de agricultura biológica e ajudas à comercialização e promoção de produtos biológicos. Na nova PAC (com início em 2023), a parte da UAA que receberá apoio da PAC para a agricultura biológica é mais elevada.
O rápido aumento das vendas de produtos biológicos mostra o crescimento da procura dos consumidores e o sucesso das medidas que sustentam a procura. O crescimento das vendas de produtos biológicos foi particularmente forte durante a pandemia da COVID-19, entendida como a consequência de os consumidores prestarem mais atenção às questões de saúde, maior consumo de alimentos em casa e/ou a escassez de alimentos convencionais. Os atuais desenvolvimentos económicos, tais como a inflação alimentar, afetam o poder de compra dos consumidores da UE e têm influência na procura de produtos biológicos.
O estudo de mercado publicado hoje abrange dados sobre a agricultura biológica e a evolução do sector biológico da UE na última década, com elementos analíticos sobre a produção biológica, a sustentabilidade do sector biológico, as vendas de produtos biológicos, as importações de produtos biológicos e o tipo e montante do apoio público recebido pelo sector biológico da UE. O documento descreve como o apoio da UE à agricultura biológica ajudará a alcançar a ambição do Pacto Ecológico e inclui uma visão geral do apoio à conversão e manutenção da agricultura biológica, bem como a ambição da agricultura biológica nos planos estratégicos da PAC. Há um foco especial no desenvolvimento do sector da agricultura biológica em Estados-Membros selecionados da UE, nomeadamente Áustria, Polónia, República Checa, França e Roménia. O relatório apresenta também iniciativas da UE que promovem a investigação e inovação no sector da agricultura biológica.

Contexto
Ao produzir alimentos de alta qualidade com baixo impacto ambiental, a agricultura biológica desempenhará um papel essencial no desenvolvimento de um sistema alimentar sustentável para a UE. Em 2021, a Comissão Europeia adotou um plano de ação de apoio ao objetivo de pelo menos 25% das terras agrícolas da UE sob agricultura biológica e um aumento significativo da aquicultura biológica até 2030, estabelecido na estratégia “Do Prado ao Prato” e na estratégia de Biodiversidade. Neste contexto, foi pedido aos Estados-Membros que estabelecessem valores-alvo nacionais para a agricultura biológica (em % do total de SAU em 2030) e que fossem geralmente ambiciosos em matéria de produção biológica nos seus planos estratégicos da PAC e nos seus planos de ação nacionais para a agricultura biológica.