Governo dos Açores assinala Dia Europeu da Agricultura Biológica

23/09/2024
Capa

O Governo dos Açores, através das entidades tuteladas pela Secretaria Regional da Agricultura e Alimentação, assinala o Dia Europeu da Agricultura Biológica, que se celebra hoje, 23 de setembro, com uma exposição de produtos hortícolas, frutícolas, mel e lacticínios de origem biológica e a realização de um ‘showcooking’ com degustação de diversas iguarias cozinhadas a partir de produtos biológicos.

Esta iniciativa, a ter lugar até às 15H00, nas Portas da Cidade, em Ponta Delgada, destina-se ao público em geral e a todos aqueles que possam ter especial interesse em conhecer mais sobre este tema, uma vez que o objetivo da iniciativa passa por sensibilizar para a agricultura biológica e para o papel que esta desempenha no respeito pela natureza sustentabilidade e bem-estar dos animais.

Para além desta iniciativa, o Secretário Regional da Agricultura e Alimentação relembra que se encontram abertas, até ao dia 25 de outubro, as candidaturas para apoio à Certificação do Modo de Produção Biológico, “uma medida que visa a aposta nos mecanismos de valorização da qualidade dos produtos segundo métodos biológicos”.

António Ventura sublinhou o “aumento que se tem vindo a registar, quer no número de produtores em modo biológico, como na área total de produção em agricultura biológica como em conversão”.

“Contamos atualmente com 216 produtores biológicos em oito das nove ilhas da Região e com 5.764,973 hectares de produção em Agricultura Biológica e em conversão, o maior número de área registado desde 2019, o que comprova o forte crescimento de produção e de consumidores da Agricultura Biológica nos Açores”, frisa o governante.

O responsável pela pasta da Agricultura salientou também “o aumento exponencial que se tem verificado relativamente à despesa pública nesta medida, que de acordo com os dados disponíveis, passou de cerca de 154 mil euros em 2018 para mais de um milhão de euros em 2024”.

“Temos sido cada vez mais uma Região de produção de produtos biológicos e isso é também evidente pela forte participação que se tem registado nas ações de formação promovidas pela Direção Regional da Agricultura e Alimentação, o que significa que caminhamos para alcançar o nosso objetivo de que a Região tenha notoriedade por ter uma alimentação mais natural”, diz ainda António Ventura.

O Dia Europeu da Agricultura Biológica é uma iniciativa conjunta do Parlamento Europeu, do Conselho da União Europeia e da Comissão Europeia, assinalado a 23 de setembro por ser o dia do equinócio de outono em que o dia e a noite têm igual duração, sendo o mais adequado para simbolizar o equilíbrio entre a agricultura e o ambiente, tudo o que a produção biológica deve ser.

A efeméride procura incentivar um tipo de agricultura sustentável em que a produção alimentar seja feita em harmonia com a natureza, a biodiversidade e o bem-estar dos animais.