Governo dos Açores enaltece prémios LactAçores pelos prémios no World Cheese Awards

10/11/2023
Capa

O Secretário Regional da Agricultura e do Desenvolvimento Rural enaltece a LactAçores pelas medalhas de Ouro arrecadadas na 35ª edição do World Cheese Awards, um dos maiores eventos internacionais de queijos, que decorreu em Trondheim, na Noruega, em outubro.

O Queijo São Jorge DOP 4 Meses e o Queijo Velho São Miguel 9 Meses foram os queijos premiados com medalhas de Ouro neste evento internacional, que na edição deste ano atraiu um número recorde de participantes, com 4.502 representantes de 43 países, enquanto o queijo São Jorge DOP 12 meses angariou a Prata.

Para António Ventura, “é um enorme orgulho receber estes galardões para os queijos produzidos na Região, o que demonstra a grande qualidade dos produtos açorianos e em especial a grande qualidade da matéria-prima, ou seja, do leite produzido nos Açores”.

“Estes prémios são a prova de que os Açores concebem produtos de alta qualidade, produtos únicos no mundo, quer na qualidade intrínseca, como no modo de produção, que resultam do saber fazer, assim como das condições edafoclimáticas e geográficas dos Açores”, frisou.

Segundo o governante, “a LactAçores destaca-se, não só pelos prémios agora arrecadados, como por outras participações em feiras e eventos durante o ano de 2023, assim como por outros prémios arrecadados”.

No concurso Queijos de Portugal 2023, também realizado em outubro, os Queijos de São Jorge DOP de 4, 7, 12 e 24 meses de cura, da União Cooperativas Agrícolas de Lacticínios de São Jorge, UCRL, receberam todos o prémio de Ouro na categoria de cura prolongada, assim como o queijo Ilha Azul Curado, da CALF - Cooperativa Agrícola de Lacticínios do Faial, CRL.

Já a Prata foi conquistada pelo Queijo Capelinhos, de 4 meses de cura, na categoria de cura prolongada, e pelo Moledo na categoria de cura normal, ambos da CALF-Cooperativa Agrícola de Lacticínios do Faial, CRL.

Por sua vez, o queijo Beira, de São Jorge, venceu o prémio de melhor Queijo Ilha, enquanto o queijo Famoso, da ilha de S. Miguel, recebeu uma Menção Honrosa.

Para além destes dois eventos nacional e internacional, a LactAçores, formada pela união das três cooperativas, designadamente, Unileite, Uniqueijo e CALF, levou os seus produtos a diversos eventos de âmbito regional e nacional, onde se destaca o Lisbon Food Affair; a SAGAL Expo; o Taste Azores Norte Shopping, organizado pela Marca Açores; o Cheese Festival Alcains, em Castelo Branco; a 59ª Feira Nacional Agricultura Santarém; a Feira Agrícola Açores, na Ilha Terceira; a Feira Gastronomia Vila do Conde; a GE – Vinhos e Sabores, a FIL; o Wine In Azores, em S. Miguel; o Taste Azores, no Colombo, com organização da Marca Açores, entre outras provas com chefes e harmonização vinhos.