A Exposição permanente no Jardim de Inverno da Colónia Alemã, que alberga um conjunto de vitrais de 1912, com interesse artístico e histórico, que representa a heráldica do antigo Império Alemão, inaugurada em março deste ano, já contou com 1.000 visitantes.
Recorde-se que o Jardim de Inverno é parte integrante do Roteiro do Cabo Submarino da Horta, que percorre toda a cidade, desde as casas de amarração dos cabos em Porto Pim, até aos pontos de amarração na praia da Alagoa, com especial relevância para a Trinity House e os bairros residenciais, ao longo da rua Cônsul Dabney.
Os cabos telegráficos submarinos tiveram uma importância incontornável na história da humanidade e a presença das companhias telegráficas na Horta registou-se entre 1893 e 1969. Os vestígios tecnológicos, as memórias socioculturais e arquitetónicas constituem o roteiro cultural e turístico do Cabo Submarino na Horta.
A chamada Colónia Alemã foi o bairro residencial da empresa Deutsche Atlantische Telegraphengesellschaft, que ali funcionou entre 1900 e 1943.
Face à importância deste património, o Governo dos Açores, através da Secretaria Regional da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, criou, em março de 2023, uma exposição permanente naquele espaço do Edifício do Relógio da Colónia Alemã, com o objetivo de permitir a sua abertura ao público, de uma forma musealizada, contextualizando a presença desta companhia em particular e criando um elemento concreto de visitação do Roteiro do Cabo Submarino.
O interesse pela história e pela arte ali presentes já levou 1.000 visitantes àquela exposição, desde a sua abertura no passado mês de março. Atualmente a mesma se encontra visitável todos os dias úteis, entre as 14h00 e as 16h00, podendo, no entanto, ser visitada fora deste horário, mediante solicitação na entrada principal do edifício.