O Governo dos Açores, através do Secretária Regional da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, e a Fundação Gaspar Frutuoso, formalizaram esta semana, em Ponta Delgada, a assinatura de um contrato de aquisição de serviços de análise, avaliação e diagnostico da fertilidade dos solos agrícolas dos Açores.
“Marcamos um passo importante entre a Secretaria Regional, a Federação Agrícola e a Universidade dos Açores para continuarmos a validar e informar os consumidores, que fazemos bem, que fazemos uma boa agricultura nos Açores”, sinalizou o governante com a tutela da Agricultura, António Ventura.
Na ocasião, o Secretário Regional sublinhou que, com este contrato, o Governo Regional quer, juntamente com as associações de agricultores, “dar os melhores conselhos sobre fertilidade, mas também. do ponto de vista económico, atualizar aquilo que são as castas do uso do solo, as castas da fertilidade”,
“Tudo é importante para que juntos possamos ter esse conhecimento arquivado e perceberemos a evolução do nosso solo”, disse ainda.
António Ventura destacou que os Açores são também “conhecidos pela sua sustentabilidade do solo, pois é um elemento de promoção e que assegura a garantia dos produtos” e referiu que nos Açores há solos “com uma grande capacidade produtiva, pois o solo é um elemento vivo, dinâmico, biodinâmico e está vivo porque o agricultor mantém-no com sustentabilidade”.
“Nos Açores temos uma agricultura sustentável e que merece que os nossos produtos estejam em toda a parte do mundo,” concluiu.
Recorde-se que a Fundação Gaspar Frutuoso, criada por iniciativa da Universidade dos Açores, é uma instituição Pública de Direito Privado, que tem como missão fomentar atividades de cariz científico, tecnológico, social, cultural, desportivo, económico e ambiental, através da promoção e da participação de programa e projetos, assim como do desenvolvimento das ações de formação, consultoria e divulgação. A
A fundação, através dos seus diversos programas de financiamento, gere projetos de investigação em diversas áreas.