A investigação e a inovação ocupam um lugar de destaque na agenda da Comissão e a agricultura não é exceção.
Horizonte 2020 e Horizonte Europa
A UE financia vários projetos de investigação no âmbito da legislação Horizonte 2020 e Horizonte Europa. Com o objetivo de impulsionar o crescimento e a criação de emprego, os programas de trabalho plurianuais são elaborados pela Comissão em consulta com as partes interessadas e combinam investimento privado com fundos da UE para financiar a investigação, o que terá vantagens tangíveis.
O
programa Horizonte 2020 para a agricultura deu especial atenção ao aumento da eficiência da produção e, simultaneamente, à prevenção dos danos causados ao ambiente natural. Vários destes projetos dizem diretamente respeito à produção biológica e continuam em curso.
PEI-AGRI
A parceria europeia de inovação para a produtividade e a sustentabilidade agrícolas (PEI-AGRI) põe em contacto agricultores e investigadores de forma a acelerar a inovação. A PEI-AGRI conta com um grupo de reflexão que estuda novas abordagens à agricultura biológica. O grupo trabalhou na otimização do rendimento das culturas arvenses, tendo resumido algumas melhores práticas no seu relatório final.
EIT
A UE criou o Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia (EIT) para impulsionar a inovação. O EIT-Food concentra-se em questões relacionadas com o empreendedorismo e a inovação no setor alimentar.