Caraterísticas do chá dos Açores

11/03/2022
Capa
O chá, e especialmente o chá verde, é uma das bebidas mais consumidas a nível mundial, reconhecida por conferir benefícios para a saúde cardiovascular e doenças neurodegenerativas.

É maioritariamente cultivado em zonas de elevada humidade com solos mais ácidos, como é o caso da China, Indonésia e o Japão, locais caracterizados por períodos de tempo ora secos ora chuvosos.

A Região Autónoma dos Açores é, por outro lado, caracterizada por períodos de humidade e de chuva constantes ao longo do ano, simultaneamente o solo da Região é oriundo de materiais vulcânicos formados sobre condições de humidade constantes em clima Atlântico moderado, originando aquilo que é classificado como um Andosolo.

Estas particularidades tornam o chá cultivado nos Açores único do ponto de vista de condições climatéricas de cultivo, e por isso, foram já elaborados diversos trabalhos científicos sobre o conteúdo de substâncias com atividade antioxidante, como é o caso dos compostos fenólicos, flavonoides, e catequinas. Adicionalmente existem evidências relacionadas com o conteúdo de cafeína e flúor do chá produzido na Região.

Sintetizando aquelas que foram as principais caraterísticas identificadas:
- As catequinas e os seus derivados são os principais compostos antioxidantes na sua constituição;
- Observam-se valores superiores de catequinas no verão e no início do outono do que na primavera;
- Cerca de 87% das catequinas presentes são a epigalocatequina-galato (EGCG) e epicatequina-galato (ECG);
- Existe uma concentração maior de cafeína no chá branco, do que no chá verde e nas folhas de Camellia Sinensis;
- O chá verde é o que contém mais compostos fenólicos e flavonoides, devido à sua variabilidade genética, idade da folha e o tempo em que é realizada a sua colheita;
- Conteúdo significativamente superior de flúor na sua constituição.

O chá produzido nos Açores é um produto de excelência, com propriedades que o diferenciam das produções externas à Região. No entanto é de ressalvar que o elevado conteúdo em flúor no caso de consumo excessivo de chá verde ou preto, particularmente o caso de crianças e adultos com um peso corporal reduzido, poderá contribuir para um consumo superior à dose recomendada de flúor. As nascentes de água naturalmente ricas em flúor, a lixiviação causada pela utilização de folhas pequenas e partidas no embalamento e o solo vulcânico são apontados como principais determinantes do conteúdo de flúor.

Atualmente na Região Autónoma dos Açores a produção de chá cinge-se à ilha de São Miguel, sendo que dessa produção 25,97 hectares é em Modo de Produção Biológico e 0,63 hectares está em conversão. 

Fonte: