Existe um benefício mensurável para saúde humana do consumo de alimentos biológicos?

16/02/2022
Capa
Uma revisão sistemática é uma forma de realizar investigações científica que reúne vários estudos relevantes sobre um tópico, e é considerado uma das formas mais indicadas de retirar conclusões sobre determinado tema.
Em 2020 foi publicada na revista Nutrients uma revisão sistemática que reuniu as evidências científicas acerca dos efeitos sobre a saúde humana no consumo de alimentos biológicos comparativamente aos de agricultura convencional.
Umas das evidências mais consistentes entre estudos foi de uma menor exposição a pesticidas como inseticidas organofosforados e o glifosato, ambos recentemente reclassificados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como provável carcinogénico. Supõe-se então que uma redução da exposição humana a estas substâncias, pode beneficiar a saúde.
Outras evidências consideradas menos consistentes entre os estudos utilizados, e por isso não podemos ainda retirar conclusões definitivas dos benefícios de saúde a longo-prazo, incluem a menor incidência de síndrome metabólica (glicémia, triglicéridos, colesterol elevados) e de índice de Massa Corporal (IMC) elevado.
A realização de mais investigações nesta área vai permitir descobrir mais formas de utilizar os alimentos biológicos em prol da saúde pública, que por sua vez vai permitir criar políticas nutricionais mais eficientes e sustentáveis.

Pode encontrar a publicação completa aqui: