Ilhas Terceira, Graciosa, Faial e São Miguel com investimentos em obras de ordenamento agrário

12/12/2023
Capa

A IROA, SA – Instituto Regional de Ordenamento Agrário, lançou hoje cinco concursos públicos, no valor total de 362 mil euros, relativos a obras de ordenamento agrário nas ilhas Graciosa, Terceira, Faial e São Miguel.

Estes concursos públicos serão cofinanciados pelo FEADER, através do Prorural+, do quadro comunitário 2020, que está na sua fase final, e consistem em investimentos no abastecimento de água, eletrificação e caminhos agrícolas.

Na ilha Graciosa, o investimento refere-se à beneficiação e pavimentação do Caminho agrícola dos Picheleiros, numa extensão de cerca de 500 metros em betão. 

Em São Miguel, o investimento será na segurança do caminho agrícola dos Camalhões na Ribeira Grande com a construção de um muro de suporte e drenagem. 

Na ilha do Faial, o investimento será no abastecimento de água agrícola no prolongamento do Cangueiro ao Caminho do Castelo Branco com a execução de 1550 metros de conduta e ramais. 

Finalmente, na ilha Terceira, serão realizados investimentos na eletrificação de três explorações agrícolas, numa extensão de rede de baixa tensão de 1200 metros e um investimento no abastecimento de água na Canada da Servidão da freguesia da Agualva com a execução de 950 metros de conduta e ramais. 

Todos esses investimentos estão programados para estarem concluídos no primeiro semestre de 2024 e são apenas os primeiros de mais 12 concursos públicos em investimentos no valor de cerca de quatro milhões de euros em empreitadas a realizar em São Miguel, São Jorge, Flores, Terceira e Graciosa, projetos já candidatados ao PRORURAL + que está a finalizar e que demonstra uma eficaz utilização dos fundos do quadro comunitário 2020.