Presidente do Governo formaliza protocolo para “preservar e valorizar” castas de videiras tradicionais

07/12/2023
Capa

O Presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, formalizou hoje, em nome do Executivo, um protocolo de colaboração com a Fundação Gaspar Frutuoso com vista à “preservação e valorização” das castas de videiras tradicionais.

“A aposta que estamos a fazer na preservação e na valorização das nossas castas tradicionais no domínio da viticultura, como sejam o Verdelho, o Arinto dos Açores e o Terrantêz do Pico é para nós essencial, na qualidade que podemos ter com base na nossa tradição, de uma imagem distintiva”, vincou o governante.

José Manuel Bolieiro falava à margem do evento tido esta manhã no polo de Ponta Delgada da Universidade dos Açores.

O protocolo prevê a atribuição de cerca de 65 mil euros para se implementar “um programa de revitalização das castas tradicionais utilizando ferramentas biotecnológicas, recorrendo a conhecimento e tecnologia há muito implementado na região pelo Centro de Biotecnologia dos Açores”.

A cultura da vinha está histórica e culturalmente ligada aos Açores desde o seu povoamento.

Nas zonas vitivinícolas dos Açores, a conjugação do sistema de cultivo com um património genético constituído por castas singulares como o Verdelho, o Arinto dos Açores e o Terrantêz do Pico faz com que a tipicidade da paisagem e os produtos vinícolas sejam uma mais-valia com acrescido relevo na economia açoriana.