Governo dos Açores promove em 2024 e 2025 ações de informação destinadas aos produtores agrícolas da Região

06/12/2023
Capa
A Secretaria Regional da Agricultura e Desenvolvimento Rural, através da Direção Regional da Agricultura, pretende desenvolver, em 2024 e 2025, 36 ações de informação, destinadas aos produtores agrícolas da Região Autónoma dos Açores, sobre bem-estar animal e utilização sustentável dos produtos antimicrobianos, a realizar em todas as ilhas da Região.
Para o efeito, foi efetuado o convite para ajuste direto a cinco entidades habilitadas para o efeito, para a aquisição de serviços com vista à realização de ações de informação sobre bem-estar animal e utilização sustentável dos produtos antimicrobianos, pelo valor base de €43.848,00.
Esta iniciativa acontece ao abrigo do “Programa de capacitação dos agricultores e de promoção da literacia em produção e consumo sustentáveis”, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), pretendendo responder à Meta 1, que prevê que 2.000 Explorações agrícolas sejam beneficiárias de apoio técnico especializado ao abrigo do respetivo programa.
Quanto às matérias abrangidas, no que respeita ao bem-estar animal, António Ventura, o Secretário Regional da Agricultura e Desenvolvimento Rural, frisou que os “Açores são a imagem de natureza e interação perfeita entre a ação humana e o ambiente, sendo também um exemplo na criação de bovinos de forma natural e respeitadora dos mais elevados preceitos de bem-estar animal”.
“O bem-estar animal e o respeito pelos ciclos naturais da vida dos animais são uma das principais características na forma de vida dos agricultores açorianos na persecução da rentabilidade e excelência produtiva das suas explorações”, acrescentou.
“As preocupações atuais da Secretaria Regional da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, no que concerne ao bem-estar animal, não são mais do que uma valorização de práticas e maneios que sempre pautaram a forma como se criam e se mantém bovinos no Açores”, justifica António Ventura.
A certificação dos produtos das explorações agrícolas dos Açores com o selo “Welfair Quality®” é uma estratégia de valorização internacional da excelência dos produtos da Região, que se converterá em maior sucesso económico para as explorações bovinas.
A conclusão do processo de adaptação do Protocolo Welfair Quality® à realidade açoriana colocou assim ao dispor dos bovinicultores insulares uma nova ferramenta de valorização da sua produção.
No que diz respeito à utilização sustentável dos produtos antimicrobianos, o objetivo é sensibilizar e incentivar os agricultores, enquanto elemento fundamental na cadeia de produção de alimentos, à adoção das melhores práticas na utilização de antimicrobianos nos seus animais, uma vez que combater a resistência antimicrobiana é uma salvaguarda da saúde de todos.
A resistência aos antimicrobianos é uma problemática cada vez mais premente nos dias de hoje e para a qual são necessárias ações concertadas no âmbito do conceito “One Health” (Uma Só Saúde).
Ocorre quando bactérias, vírus, fungos e parasitas se tornam resistentes a antimicrobianos e as infeções são mais difíceis de tratar, aumentando o risco de propagação de doenças, seja entre animais, espécies vegetais e até ao homem.
Em resultado desta resistência, os antibióticos e outros medicamentos antimicrobianos tornam-se ineficazes e as infeções são cada vez mais difíceis ou impossíveis de tratar.
Paralelamente, cada vez mais o consumo de alimentos seguros e saudáveis é uma preocupação na escolha dos consumidores, o que justifica a realização destas ações de informação.