Não vacilo na prioridade política de fazer justiça ao setor agrícola, realça José Manuel Bolieiro

04/12/2023
Capa
O Presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, marcou presença, no sábado, no IX Concurso Micaelense Holstein Frísia de Outono, confirmando a “prioridade política” para com o setor agrícola e agroalimentar.
“Não gostaria nesta minha intervenção de ser interpretado como alguém que vem para a promessa vã e política. Não é este o meu papel, a minha atitude. Não ignoro a situação, mas respeito muito a inteligência e capacidade de avaliação das pessoas que me ouvem aqui e nos Açores inteiros. A realidade é que todas as políticas que desenvolvemos para valorizar e fazer justiça à nossa economia política no agroalimentar são para continuar. Não vacilo um milímetro numa prioridade política que faça justiça ao agroalimentar”, realçou o governante.
Acompanhado pelo Secretário Regional da Agricultura, António Ventura, o Presidente do Governo teceu elogios ao Presidente da Federação Agrícola dos Açores, Jorge Rita, enaltecendo a “boa influência na decisão estratégica” e a capacidade de “unir e reunir todos os produtores” da Região.
Ademais, o governante lembrou o fim dos rateios, que “prejudicavam a justa expetativa” dos agricultores.
“O fim dos rateios é uma prática realizada, não uma promessa, e há a garantia que assim é para continuar”, garantiu.
Na ocasião, José Manuel Bolieiro lembrou que estão atualmente em vigor candidaturas para apoio à transição verde, digital e inovação, estando destinados quatro milhões de euros do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) para tal.
No que refere à “renovação geracional” no setor, e sobre o “grave problema” que são os “sobrecustos de pagamento à Segurança Social”, o Presidente do Governo mostrou-se disponível para estudar um “apoio direto aos jovens para diminuir” os custos neste campo.
“Veremos que tipo de percentagem podemos acertar neste tipo de apoio”, disse, acrescentando ainda o desejo de encontrar uma “forma de compensação”, em articulação com a banca, sobre os sobrecustos referentes ao aumento das taxas de juro.
Para além disso, o compromisso de abertura dos três mil direitos de vacas aleitantes é referente a todas as ilhas e “será uma realidade a breve trecho”, asseverou.
José Manuel Bolieiro lembrou ainda o Acordo de Parceria firmado recentemente com vários parceiros sociais, incluindo a Federação Agrícola, lembrando que o documento integra “referências claras para o futuro” e atesta que o Governo dos Açores está “comprometido com o sucesso” deste setor.